Postagens

Mostrando postagens de Agosto 27, 2018

Orixá Òsányìn (Ossain)

Imagem
Durante o período da escravidão e pós escravidão, infelizmente muitos detalhes, conhecimentos e informações importantes sobre a nossa cultura se perderam com o tempo, outras definições e valores foram adicionados ao nosso culto. Por mais que alguns não concordem com o que direi, nem mesmo o que se refere a África nos dias de hoje pode ser garantido como uma verdade, pois se aqui muito se perdeu, imagina por lá. O que devemos ter em mente é que a melhor ferramenta para descrever, determinar o que está certo ou errado é o pensamento, o estudo, a lógica, os resultados ritualísticos de fato e a confiança em quem transmite tais conhecimentos.
Òsáyìn (Ossain) é o grande Orixá das folhas, é conhecedor dos seus encantamentos, de seus segredos, ou seja, de suas palavras "mágicas", o ofó, que é o grande agente que ativa o poder e a força ritualística das folhas. Suas folhas estão presentes em todos os rituais dentro do Candomblé, em boa parte de nossas cerimônias, desde os rituais ma…

Orixá Òsóòsè (Oxossi)

Imagem
Hoje estava pensando, analisando o significado de cada Orixá em minha vida, tudo que passei, em minhas conquistas, minhas perdas, meus medos, minha garra para continuar lutando, foi então que eu olhei para o assentamento de Òsóòsè (Oxossi) que temos em casa e pensei "O que este Orixá significa dentro de cada um de nós, independente de sermos seus filhos ou não? O que Oxossi nos ensina? A resposta veio em minha mente de forma clara, Oxossi é o senhor da caça, da fartura, da riqueza, o grande analisador, conquistador de terras, é Olúàiyé ou Oní Arà Àiyé - senhor da humanidade ou senhor da terra ou senhor dos filhos da terra). Oxossi simboliza a vontade de conquistar, a vontade de realizar, a continuidade de projetos e ideias. Ele é o grande caçador, por este motivo é um fabuloso estrategista, que nos ensina que sem calma, paciência e análise correta de nossos movimentos, de nossos atos não conseguiremos levar a "caça" para casa, ou seja, assim como o caçador que erra os s…