Boiadeiros na Umbanda

"E lá no mato tem um boiadeiro, ele é bonito e formoso como um raio de Sol"
A meu ver é uma das entidades que mais representam o povo brasileiro, os nossos costumes, nossas crenças e principalmente a nossa fé. A Linha de Boiadeiro representa a mistura da fé do homem branco, da do índio e do homem negro. A força daquele que supera obstáculos, de quem precisa ter atitude, de quem necessita ser ágil, aquele que precisa ter o raciocínio rápido no momento certo, aquele que precisa saber a hora de esperar, o que precisa lembrar de agradecer a Deus e não somente pedir. Ele representa o conhecimento das ervas, a sabedoria da cura da matéria e do espirito através das folhas. O Boiadeiro simboliza a simplicidade, a humildade das atitudes, das ações e a honra da palavra.
Dentro do que eu aprendi referente a Umbanda, estas entidades estão relacionadas ao Orixá Iansã, representando a fé que jamais se abala perante há alguma situação, a fé que se mantém viva mesmo dentro das maiores dificuldades, eles nos ensinam a lidar com as adversidades, com as situações que mudam repentinamente assim como o tempo, que uma hora parece estar calmo, tranquilo, ventando calmamente e sem a gente menos esperar pode se transformar em uma grande tempestade. Por serem bons observadores, por em vida conhecerem os perigos dos predadores, das ameaças naturais, por conhecerem as mudanças de tempo, principalmente por saberem lidar com as maiores dificuldades com força e muita bravura; é que dentro da linha de umbanda atuam no combate as vibrações ruins, atuando principalmente em trabalhos de descarrego e retirada de negativo. São excelentes sentinelas, cuidadores da ordem espiritual, atuando como defensores, protetores do terreiros, consulentes e médiuns.
Os Boiadeiros representam a luta pela felicidade, a busca pelo caminho certo a ser seguido, a retomada das rédeas da vida, a superação com muita força e fé.
As vestimentas dos Boiadeiros dentro da linha de Umbanda podem variar de acordo com o local, ou melhor, com a origem daquele determinado espírito, como por exemplo o uso de roupas de couro, panos,chapéu de couro, uso de bombachas e outros. O mesmo ocorre com o uso de bebidas, copos, canecas, coité, laços, chicotes e outras paramentas.
Alguns dos nomes que conheci dentro da Umbanda na linha de Boiadeiro são: Genésio, Zé Mineiro, João Boaideiro, Zé do Laço, Ingá, Gentileiro, Chapeu de Couro, Zé Estrela, João da Serra e tantos outros.
Suas guias podem conter as cores amarela, vermelha, branca,  sementes como olho de boi, sementes de olho de cabra e outros.
Sua vela pode ser na cor amarela, branca e outras.
Estas questões faladas acima variam de casa para casa.


Xetú Marumbaxetú, Xetruá, Xetuá Seu Boiadeiro! "Êh boi!
"Salve aquele que tem braço forte, aquele que tem pulso forte, que não desiste e insiste!"
Samir Castro
Contato Para Jogo de Búzios
WhatsApp
(21)98144-5906


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Asa Negra

Òsún Karè e Odè Karè - Oxum Karê e Odé Karê

Curiosidades Exú Veludo