Orixá Òsóòsè (Oxossi)


Hoje estava pensando, analisando o significado de cada Orixá em minha vida, tudo que passei, em minhas conquistas, minhas perdas, meus medos, minha garra para continuar lutando, foi então que eu olhei para o assentamento de Òsóòsè (Oxossi) que temos em casa e pensei "O que este Orixá significa dentro de cada um de nós, independente de sermos seus filhos ou não? O que Oxossi nos ensina? A resposta veio em minha mente de forma clara, Oxossi é o senhor da caça, da fartura, da riqueza, o grande analisador, conquistador de terras, é Olúàiyé ou Oní Arà Àiyé - senhor da humanidade ou senhor da terra ou senhor dos filhos da terra). Oxossi simboliza a vontade de conquistar, a vontade de realizar, a continuidade de projetos e ideias. Ele é o grande caçador, por este motivo é um fabuloso estrategista, que nos ensina que sem calma, paciência e análise correta de nossos movimentos, de nossos atos não conseguiremos levar a "caça" para casa, ou seja, assim como o caçador que erra os seus movimentos, perderemos a nossa caça, nossos projetos, realizações e conquistas se não usarmos a sabedoria. Oxossi nos ensina que o controle da mente, os procedimentos corretos nos faz conquistar o que desejamos. Minhas conquistas, meus objetivos, são diferentes dos seus, de todos, porém somos iguais quando nos referimos à determinação, a execução de nossos passos para conseguirmos o que tanto desejamos. Oxossi nos ensina que a felicidade, a fartura não estão somente relacionadas a bens materiais e sim a tudo que almejamos ter.
É isso que o Grande Orixá Oxossi, conhecido como Alàkétu (Rei das Terras de Kétu) ou Onìlé (Dono da Terra), além de nos ensinar a lidar com as embocadas, armadilhas do destino, pois durante uma caçada sempre poderá aparecer surpresas e é exatamente assim em tudo que fazemos em nossas vidas. Sempre haverá surpresas em nossas idealizações e assim como o bom caçador, devemos analisar a melhor forma de agir, a melhor forma de conquistarmos o que tanto queremos e desistir jamais.
"Excelente caçador nós o chamamos para aprendermos a caçar e acima de tudo a encontrar a caça"
Ele é aquele que matou o pássaro, ele é Òsò, é o caçador, chamado de Òsò Tokansoso (o caçador de uma flecha só, aquele que salvou seu povo do terrível pássaro das Ìyámi). Como diz seu nome Òsosì, Òsóòsè ou Òsòwusì ele é o caçador popular, aquele que é adorado, aquele que é conhecido por todos, ele quem auxilia a todos nós.

"Alàkètu e sé a lótun odarà sé a lótun odà
Àròlé sé a lótun odarà
Alàkètu e sé a lótun odarà sé a lótun odarà
Áròlé sé a lótun odarà
Ele é o senhor de Keto
Nos renove
Nos torne bons
Nos ensina a nos ajudar
Ajudar uns aos outros, nos ensina a coletividade"


"Olùwàiyé wà rere àgògò, Olùwàiyé àgògbò
Olùwàiyé wà rere àgògò, Olùwàiyé àgògbò
Senhor da Terra, faça com que estejamos sempre bem
Nos dê licença para entrar nas matas, Senhor da Terra
Faça com que estejamos bem e nos dê licença para entrar nas matas"

Dia de Culto no Brasil - Quinta-Feira
Cor - Azul-Turquesa
Símbolos - Ofá, Damatá, Erukeré
Saudação - Odè Òkè Arò! - Salve o Caçador, aquele de alta graduação honorífica!

Autor
Samir Castro
Contato WhatsApp (21)98144-5906
Telefone (21)3687-6896
#Umbanda #Candomblé #Oxossi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Asa Negra

Òsún Karè e Odè Karè - Oxum Karê e Odé Karê

Curiosidades Exú Veludo