Orixá Òsányìn (Ossain)


Durante o período da escravidão e pós escravidão, infelizmente muitos detalhes, conhecimentos e informações importantes sobre a nossa cultura se perderam com o tempo, outras definições e valores foram adicionados ao nosso culto. Por mais que alguns não concordem com o que direi, nem mesmo o que se refere a África nos dias de hoje pode ser garantido como uma verdade, pois se aqui muito se perdeu, imagina por lá. O que devemos ter em mente é que a melhor ferramenta para descrever, determinar o que está certo ou errado é o pensamento, o estudo, a lógica, os resultados ritualísticos de fato e a confiança em quem transmite tais conhecimentos.
Òsáyìn (Ossain) é o grande Orixá das folhas, é conhecedor dos seus encantamentos, de seus segredos, ou seja, de suas palavras "mágicas", o ofó, que é o grande agente que ativa o poder e a força ritualística das folhas. Suas folhas estão presentes em todos os rituais dentro do Candomblé, em boa parte de nossas cerimônias, desde os rituais mais simples aos mais complexos fazemos o uso das Ewé, seja para reativar uma energia, retirar um negativo, equilibrar um ambiente ou qualquer outra função.
Através das folhas podemos realizar curas, feitiços, equilíbrio espiritual, equilíbrio mental, seja através das folhas secas, frescas,  o pó das ervas dependendo do caso, da razão e do motivo, as folhas são o verdeiro milagre e são totalmente importantes tanto dentro do Candomblé quanto na Umbanda.
Kó si Ewé Kó si Òrìsà, sem folha não há Orixá, para ativar a energia de cada Orixá é necessário o encantamento de Òsányìn, só ele sabe o Ofò, as palavras que despertam a força de cada erva. Aroni é o grande auxiliar de Ossain, ele é uma figura misteriosa que protege a floresta espantando todos aqueles que entram sem permissão ou que ofereçam algum perigo, por este motivo antes de penetrar nas matas e florestas devemos fazer uma oferenda especifica, entoar a cantiga e o ofó correto para podermos entrar neste local sagrado.
Òsányìn é originário da região de Iaró, na Nigéria, próximo ao antigo Daomé, Kó si ewé, kó si omi, ko si Òrìsà, sem folha, sem água, não existe Orixá, completo dizendo que sem Ewé não existe alma, não existe vida e não existe magia.
Saudação - Ewé o! Ewé asa!
Folhas! Folhas da Tradição!
Dia de Culto no Brasil - Quinta-Feira
Òsányìn o! Jé ewé ó jé ó
Òsányìn o! Je oògún ó jé o
Ossain! Permita que a folha produza e tenha seu efeito, Ossain! Permita que a magia da medicina produza o seu efeito! Ossain!

Autor
Samir Castro
Contato WhatsApp (21)98144-5906
Telefone (21)3687-6896
#Umbanda #Candomblé #Ossaim #Ossain

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Asa Negra

Òsún Karè e Odè Karè - Oxum Karê e Odé Karê

Curiosidades Exú Veludo