Ìyánsà (Iansã/Oyá)


“A função de um Sacerdote perante a sua Comunidade Religiosa é garantir a união e a aceitação perante a Sociedade. A nossa função é acolher a todos, respeitando suas diferenças, pois temos o dever de Combater o Uso de Drogas, a Homofobia, a Intolerância Religiosa, TODO E QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO”
Samir Castro
Hoje eu apresento um texto sobre Ìyánsà (Iansã/Oyá),um texto simples porém explicativo sobre este Orixá, Oyá é representada pelas ventanias, é a rainha dos raios e a senhora do tempo. Ela simboliza a modificação, a mudança brusca de comportamento, dona dos ventos, das águas, do fogo, senhora da transformação, senhora que faz “bagunça na casa” para ajeitar a mesma.  No Brasil o seu dia de Culto é a quarta-feira, Oyá possuem diversos nomes, diversos significados, segundo alguns historiadores o nome Ìyánsà significa “ A Mãe dos 9 Céus”, outros afirmam que significa “Aquela que tem um brado alto”, alguns dizem que Ìyánsà e Oyá são divindades totalmente diferentes e que o nome Oyá está relacionado aos cultos de Ìgbalè que está diretamente ligada ao rito de Bàbá Egùn (Ancestrais Masculinos). Outros historiadores dizem que o nome Oyá é dado a Iansã por ser considerada a Mãe do Rio Níger, rio considerado por muitos como sendo o local onde esta divindade habita, por isso estes estudiosos defendem que Oyá e Ìyánsà (Iansã) seriam a mesma divindade. O Rio Níger é conhecido pelo nome de Odò Ìyá (Mãe do Rio), título que também serve de homenagem para outros Orixás relacionados as águas.
Ferramentas de Oyá: Erùkerè (rabo de cavalo) e espada
Dia de Culto no Brasil: quarta-feira
Cores: terra-cota ou marrom avermelhado
Saudações: Eépàrìpàá Rey! Odò Ìyá! – Eu Saúdo a Mãe do Rio Níger! Oh Mãe do Rio!
Epàá Rey! – Eu saúdo a Mãe que dá seu brado alto!
Alguns Títulos ou Qualidades deste Orixá:
Oyá Petù – Ligada a Xangô
Oyá Onirà – Jovem Guerreira ligada a Ogum e Oxum
Oyá Bagàn – Ligada a Oxossi e Osanhe
Oyá Topè – Ligada a Oxum e Exú
Oyà Ijibí – Ligada a Oxalá
Oyás de Culto Igbalé:
Egunitá – Veste-se de branco e usa maríwò (flhos de dendezeiro, ligada a Oxalá, Nanã e Omolu. Está associada ao vento do bambuzal.
Funà – Veste-se de branco e maríwò. Ligada a Oxalá, Nanã, Oxumarê e ao centro do bambuzal
Padà – Veste-se de branco e maríwò. Ligada a Oxalá, Omolu e Nanã
Tanan – Veste-se branco e maríwò (folhas de dendezeiro. Ligada a Oxalá e Nanã.
Oyá Igbalè – Veste-se de branco e maríwò (folhas de dendezeiro). Está ligada ao bambuzal, a Exú, Ogum, Oxalá, Omolu e Nanã.
Lenda de Oyá: Oyá recebe o nome de Iansã, Mãe dos Nove Filhos, Oyá desejava ter filhos, mas não podia conceber, então ela foi consultar um babalaô e ele mandou que ela fizesse um ebó.
Ela deveria oferecer um carneiro, muitos búzios e muitas roupas coloridas. Ela então fez o sacrifício e teve os nove filhos. Quando ela passava indo em direção ao mercado, o povo dizia: “Lá ia Iansã”, que quer dizer mãe nove vezes. E lá ia ela toda orgulhosa ao mercado vender azeite de dendê. Oyá não podia ter filhos, mas teve nove, depois de sacrificar um carneiro. Em sinal de respeito por seu pedido atendido Iansã nunca mais comeu carneiro.
Existem várias lendas sobre esta questão dos filhos de Iansã, uma delas conta que Oyá teve 9 filhos com Ògún (Ogum) e estes vieram a nascer mortos.
Vamos a uma curiosidade sobre os 9 Omo Egùngùn ti Oyá (Os Nove Filhos Mortos de Oyá).
Emálègàn – Este nasceu arrancado do ventre de Oyá, sendo coberto por panos, nasceu no primeiro dia de tempestade.
Yorungàn – Este nasceu no segundo dia de tempestade, representa a vaidade de Oyá. Veste-se de palha.
Akungàn – Este nasceu no terceiro dia de tempestade. Foi criado nos bambuzais.
Orungàn – Veste-se de maríwò (folha de dendezeiro), vive nas florestas, principalmente escondido em buracos. Usa um atorí (vara) feito de palmeiras.
Rungàn – Ele se encontra no caminho, próxima aos bambuzais.
Dwyogàn ou Gyogàn – Veste-se com roupas feitas de pele de búfalo. Está ligado à caça.
Ungà – Se esconde em árvores grandes, está relacionado a transição dos mundos. Vive nos campos santos.
Bungàn – Está ligado as mudanças repentinas
Egùngùn – Está ligado ao equilíbrio e ao desequilíbrio.
Outros dizem que os nomes são: Imalegà/Iorugà/Urugà/Omorugà/Demó/Reigà/Heigà
São vários nomes, escritas e definições.

Oyá Mésàn Òrún – Por sua ligação com os mortos, principalmente com seus filhos, Oyá é responsável pela transição dos espíritos para os planos espirituais, ela é a responsável pelos 9 espaços no Céu.

Texto e Pesquisa: Samir Castro

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