Orixá Oxum

"O conhecimento não está relacionado à idade de santo ou idade carnal, nem muito menos ao Orixá que carregamos. Aprendi que a troca de conhecimento existe entre o Abùró e Egbomì (mais novos e mais velhos) pois aquilo que não sei alguém sabe; e aquilo que alguém não sabe eu ensinarei. É assim que se caminha na Religião, a troca de conhecimento é o que estimula e provoca a eterna evolução HUMANA e RELIGIOSA."
Oxum segundo alguns historiadores foi a senhora das cidades de Ìjèsà (Ijexá), Ijebu, Osobó (Oxobô) onde corre o Rio Òsún (Oxum).
Existe uma cantiga que faz parte de uma sequencia de cânticos entoados para Òsún que enaltece o Povo de Ijexá e esta grande rainha, lembrando que este é apenas um exemplo:
Ijèsà mó rí bo orun ó Ìjèssà/ Ìjèsà mó rí bo oun ó Ìjèsà"
Eu vi e observei o povo de Ijexá fazendo culto para ela
Oxum recebe o título de Ìyálóòde (Primeira Dama da Sociedade), título que é dado para mulheres que ocupam um cargo de extrema importância entre as mulheres. Existem algumas cantigas de Òsún (Oxum) que explicam bem esta questão, veja:
Ìyálóòde Ìyá Ìyálóòde Ìyá ó/ Ìyálóòde Ìyá Ìyálóòde Ìyá ó/ Ìyálóòde Ìyá Ìyálóòde Ìyá ó/ Ìyálóòde Ìyá Ìyálóòde Ìyá ó/ E Ìyálóòde Ìyá l´omi òrún àiyé sé o, Ìyálóòde Ìyá Olomì àiyé ó yèyé ó
Mãe, Primeira Dama da Sociedade, Mãe, Primeira Dama da Sociedade, tu és a Primeira Dama da Sociedade. Mãe que tem águas no céu que geram vida, Mãe e Primeira Dama da Sociedade. Ó Mãe Senhora das Águas que geram vidas.
Quando falamos de Oxum estamos nos referindo à senhora do amor, da riqueza, da fecundidade, da benevolência, da sinceridade, da gestação e do mistério. Seu dia de Culto no Brasil é o Sábado, suas cores são o amarelo e amarelo ouro. Oxum está relacionada as intuições, premonições e a gestação. Sua representação no Brasil são as águas doces dos rios, nascentes e lagoas.
Algumas lendas deste Orixá relatam que ela possui relações importantes com os Orixás Èsù (Exú), Ogum, Odé/Oxossi e com Xangô.
Segundo alguns estudiosos, Oxum teria sido esposa de Odé e tido dois filhos: um se chamava Logum e outro Otìn. Alguns defendem que Otìn seria uma qualidade de Odé, outros que seria filha de Odé, uma amazona. Ainda existem muitos mistérios sobre esta questão.
Saudação Rora Yéyè ó fí dé ri omon. Mãe Carinhosa e Cuidadosa, Aquela que é rainha e olha seus filhos.
Alguns títulos ou qualidades deste Orixá:
Ijimù ou Ijimùn - Oxum anciã, se veste de branco podendo usar azul claro ou algum detalhe em rosa. Carrega em suas mãos um Abébé (espelho) e alfange, tem ligação com Yami, Omolu, Oxalá, Odé e Èsù (Exú).
Abotó - Carrega um Abébé e alfange, tem ligaão com Yami, Nanã, Omolu, Oxumaré, Oyá Gbalè. É uma Ancião.
Oparà - É uma jovem guerreira ligada a Èsù (Exú), Ogum e Oyá. Traz em suas mãos uma espada.
Ajàgurà ou Ajàiírà - Ligada a Oguntè, Iemanjá e Xangô
Yéyè Okè - Guerreira e feiticeira ligada a Odé, Ogum e Èsù. Carrega uma espada e um Erùkerè (rabo de cavalo).
Ìyépondà - Oxum ligada a Iboalamò possui ligações com Èsù. É uma Oxum Guerreiro ligada também a Oxalá e Oxaguiã.
Karè - Jovem guerreira ligada a Odé Karè, Logum, Omolu, Oyá e Èsù .

Texto Samir Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Egum Vivo", o que é? Eu explico

Exú Asa Negra

A Morte e o Pós Morte