Oferenda e Ritual de Limpeza



São tantas teorias formadas, tantas coisas que algumas parecem sem sentido, sem base mas não estou aqui para discordar de ninguém, nem para concordar, apenas quero dar o meu ponto de vista sobre algumas questões que considero importantes e outras que ao mesmo tempo me incomodam.
Primeiramente gostaria de dizer que não vejo os Orixás e Entidades como uma forma de barganha, onde você dá e recebe, infelizmente essa Cultura Negativa ainda está presente em nossas Religiões, algo que foi criado, gerado com o intuito de arrecadar valores financeiros das pessoas que se encontram em desespero. Claro que uma Casa Religiosa necessita de auxílio, é importante valorizar o tempo do Dirigente Espiritual, mas como sempre digo, desde que seja justo para ambas as partes.
Quando me perguntam o que seria uma Oferenda o que eu digo é baseado no que eu creio, a Oferenda além de ser uma forma de pedir, clamar, suplicar algo que necessitamos também é uma forma de agradecermos pela conquista. Porém sempre digo que existem várias formas de Oferenda aquelas que são feitas através de agrados e aquelas que são realizadas diariamente em forma de Oração, em forma de respeito, tratamento dos elementos sagrados de uma Casa Religiosa, uma vela, uma troca da água da quartinha, ou seja a oferenda pode ser feita de diversas maneiras, pois é uma forma de interligar a nossa energia com o Sagrado, de fazer a ligação com a espiritualidade, assim como a Incorporação, assim como o uso de Objetos, tudo transmite energias, energias são renovações, energias se interligação e manter essa conexão é importante.
Orixá, Entidade não precisam beber, não precisam fumar, mas estes elementos, utilizados da forma correta, que agradem ao Orixá ou Entidade possuem a capacidade de ativar a energia que desejamos de forma plena, fazendo com que a ação da força espiritual seja constante em nossas vidas.
Todo elemento tem sua finalidade, toda a reza tem o seu motivo, o conhecimento dos elementos ritualísticos, dos encantamentos são importantíssimos para que aja a ação espiritual no nosso mundo terreno.
Devemos nos lembrar que para que aja conexão do espiritual com nosso plano existe a necessidade de utilizar elementos materiais que atuem como ferramentas para que a energia possa agir, a fala, a comida e até mesmo o nosso corpo são as ferramentas que auxiliam a ação da espiritualidade em nossas vidas e mantêm a conexão do mundo espiritual com o terreno.
Em uma oferenda podemos utilizar frutas, diversos alimentos sagrados como carnes,bebidas, flores, ervas e elementos de louça, de barro onde iremos utilizar para entregar nossas oferendas aos Orixás e Entidades. Quando uma entrega é feita na mata, acho que devemos utilizar folhas de mamona, bananeira e outras pois é importante conservar este local, pois a mata é sagrada, assim  como as encruzilhadas, rios, mar e tantos outros pontos. Devemos respeitar sempre o local sagrado e não utilizar garrafas ou coisas que possam danificar a natureza. Temos que manter sempre conservado o ponto de conexão com a espiritualidade.
Cada Orixá na Umbanda, no Candomblé e Entidades possuem sua forma de serem tratados, suas comidas, flores, folhas e sua forma particular de culto, é sempre bom ter conhecimento do que está sendo feito.
Tudo desprende energia, tudo renova energias desde que saibamos o que estamos fazendo, desde que aja sentido.
Um Ebó já é um ritual com a finalidade de retirar energias negativas, de organizar diversos setores como profissional, equilíbrio, harmonia, familiar e outros que estejam sendo afetados por forças maléficas enviadas por pensamentos, por trabalhos de feitiço e outras formas. Possuem a mesma finalidade que um Sacudimento na Umbanda.
Cada Ebó é montado de uma maneira dependendo da finalidade, o objetivo que se é buscado, geralmente pode-se usar grãos, velas, mel, frutas e tantos outros mas com o objetivo de se retirar energias negativas e logo em seguida se são feitos geralmente Banhos e Oferendas com o intuito de equilibrar e agradecer por tudo que foi realizado.
Vale lembrar mais uma vez se você é Filho de Orixá mantenha sempre em dias os banhos da casa, mantenha-se sempre equilibrado, é importante manter o equilíbrio para se realizar qualquer Oferenda ou até mesmo para participar de trabalhos de limpeza.
Tudo é Renovação de Energias.

Samir Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Cainana

Curiosidades - Exú Brasinha