Ìyémojà (Iemanjá) - Parte 2




Senhora da formação da humanidade, senhora do princípio, senhora da individualidade, senhora que está presente em todos os rituais, senhora que está presente nos rituais relacionados ao Orì (Cabeça), aquela em que segundo muitos estudiosos recebe o título de Ìyálorì (Mães de todas as Cabeças), título que nos remete a criação e formação da humanidade. Senhora das águas dos rios, das águas dos mares, representada pelo encontro das águas doces e salgadas. Yé Yé Omo Ejà (mãe cujo os filhos são peixes), mãe de todos os filhos, mãe de todos nós, mãe que nos sustenta, mãe que nos equilibra, mãe que nos acalma e mãe que nos estrutura.
Senhora que não diferencia nenhum ser, senhora que vê todos a mesma maneira, senhora que nos trata como iguais, senhora que nos incentiva, senhora que mostra nossas capacidades, senhora que nos ensina a persistência, senhora que nos ensina a insistência, senhora que nos ensina a lidar com nossos conflitos, senhora que nos dá o equilíbrio, senhora da solução, senhora da sabedoria, senhora do amor materno, senhora do alívio, senhora do amor sincero e a  senhora que nos ensina a sermos pessoas de bom caráter. Senhora que nos ensina que somos diferentes mas que dentro de nossas diferenças podemos buscar o entendimento, senhora que nos ensina que o maior erro está em nós mesmos, que devemos confiar em nossas capacidades, que tudo podemos com calma e sabedoria.
Odó Ìyá  - Mãe do Rio
Èérù Ìyá - Mãe das Espumas das Águas * saudação que faz referência ao encontro das águas doces do rio com as salgadas do mar.

Odó Ìyá Ìyémojà Ataramagbà
Ajeje lodò! ajeje ni lè
Mães das Águas, Iemanjá, se estendeu ao longo na amplidão. Paz nas Águas! Paz na casa

Kíní jé kíní jé olódò Ìyémojà ó
Ki a sòrò pèléé
Ìyá odò
Ìyá odò
Quem é dona dos rios? É Iemanjá, a quem nos dirigimos mostrando nossa alegria
Mãe dos rios, mãe dos rios

Òrìsà ìyá ìyá e sogbè ìyá dé gbé
Òrìsà ìyá ìyá e sogbè ìyá dé gbé
Orixá e mãe, a Senhora que se aproxima de nós
Nos dê proteção, Orixá mãe
a Senhora que se aproxima de nós

Àwa yó ìbà ngbà ìbà ngbà
Àwa yó ìbà a fé rè ni olúwasè
Nós ficamos felizes com as bênçãos recebidas
Bênçãos recebidas 
Nós ficamos satisfeitos pelas bênçãos recebidas, nós a amamos
É a senhora do Axé

Autor : Samir Castro

Comentários

Postar um comentário

Comente nossas postagens! É importante para nossa Equipe!

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Cainana

Curiosidades - Exú Brasinha