Defumação



Antes de iniciarmos gostaria de dedicar esta postagem a minha esposa Jennifer Mascarenhas e agradecer o seu companheirismo e apoio ao meu trabalho. Na verdade o meu trabalho é nosso pois você é a motivação para que eu continue mesmo com tantas pessoas torcendo pelo nosso fracasso. Agradeço a Deus e aos Orixás por você existir e por todas nossas realizações. Que Oxum e Odé sempre lhe abençoem. Amo você. Boa Leitura Irmãos de Fé.

A Defumação é um dos elementos ritualísticos mais importantes não somente dentro da Religião de Umbanda mas em diversos segmentos religiosos. 
A Função da defumação é modificar a energia do ambiente dependendo da situação apresentada, ou seja reestruturação energética do ambiente, positivação, retirada de negatividade e outras.
A Defumação é a junção de diversos elementos ritualísticos como a utilização do fogo que é um elemento de purificação que é executado através do uso do carvão e a emanação da energia contida nas ervas através da fumaça no ar ao qual poderá alcançar diversos pontos dentro de um ambiente.  
Os elementos geralmente utilizados na Defumação de Umbanda são até citados nos pontos de defumação tais como o alecrim, benjoim e alfazema, porém outros elementos podem ser utilizados conforme a determinação do Dirigente Espiritual, do Guia Chefe da Casa ou da situação que se apresenta no momento, que faz com que outros elementos sejam adicionados a defumação afim de neutralizar a Casa de Axé da influência negativa, os médiuns, consulentes ou qualquer outro ambiente que se faça necessário a utilização da defumação.
Não estou aqui buscando ensinar como se faz uma defumação ou questionar como a mesma é feita, mas para tentar analisar com os leitores do nosso Blog certos procedimentos ritualísticos.
A forma ao qual será realizada a defumação pode variar de casa para casa e como já foi dito diversas vezes de acordo com a necessidade, alguns fazem no início dos trabalhos buscando trazer a limpeza do corpo físico e do espiritual, purificando seus filhos de Axé e sua assistência, impedindo que espíritos não muito bem intencionados prejudiquem o bom andamento dos trabalhos religiosos, que os filhos de Axé que possuem seus problemas do dia a dia não se deixem dominar por nenhum tipo de energia que os impeça de realizar as suas atividades religiosas. Algumas pessoas preferem executar a Defumação antes dos seus trabalhos o que não está errado e tanto o ambiente quanto as pessoas que ali estão estarão protegidas da mesma forma. 
Lembrando que a defumação pode ser realizada de dentro para fora afim de retirar energias negativas e de fora para dentro afim de atrair proteção e outros objetivos. 
A Defumação assim como diversos outros elementos ritualísticos de uma Casa de Axé apenas vem somar para que a casa e aqueles que ali estão estejam protegidos e que todo o trabalho espiritual seja realizado com toda tranquilidade e proteção.

Samir Castro

Pedido da Matéria : Jennifer Mascarenhas 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Cainana

Curiosidades - Exú Brasinha