O Que Pode ou não Pode? - Umbanda e Candomblé


O Texto a seguir, apesar de simples é a minha visão sobre certas questões, sei que alguns não vão concordar, outros sim...mas cada um acredita naquilo que faz bem.
A Religião do Candomblé tem como meio de comunicação com os Orixás o Jogo de Búzios, que é utilizado para a definição de trabalhos, soluções para problemas na vida daqueles que procuram uma casa de Candomblé. Através do Jogo podemos apurar o Orixá que rege a vida de determinada pessoa, o Odù (Destino) e todos os procedimentos a serem tomados para a melhora da vida da mesma. Na minha visão não existe um Orixá que rege o mundo o ano inteiro e sim o Orixá que rege as nossas vidas antes, durante e após o nosso nascimento. Na minha visão as pessoas não deveriam se basear no cálculo da data de nascimento para definir o Odù (Destino), o Orixá das pessoas e nem muito menos os trabalhos necessários a serem feitos, se for assim não tem a necessidade da consagração dos búzios, da consagração daquele que irá consultar o Oráculo e o aprendizado de cada Odù, concordam?
Assim como esta questão, digo e afirmo que na minha visão é inaceitável o uso de outros sistemas Oraculares como Tarô, Baralho Cigano para se definir o Orixá de uma pessoa, a definição do Orixá se dá através do Jogo, através de atos, através de procedimentos que sim vão dizer qual o Orixá que rege determinado indivíduo. Assim também afirmo e reafirmo que quem determina na Umbanda o Orixá de uma pessoa é o Guia Chefe da Casa.
Vejo muitas pessoas falarem que entre um Jogo de Búzios preferem o atendimento com Guias/Entidades de Umbanda que é mais seguro,mas  veja bem, para que você possa se consultar com um Guia/Entidade existe uma coisa chamada condição que o médium, rodante, elegun, cavalo ou seja lá o nome que queira dar, dá ao seu guia, para que o mesmo aja em sua plenitude, lembrando que mesmo assim, estamos falando de matéria, então corremos o risco de nos depararmos com pessoas que mistificam, fazem a falsa incorporação, enganando as pessoas, se baseando em fatos e em conversas durante o atendimento, tentando ludibriar as pessoas, assim arrecadando dinheiro e vítimas para os seus "terreiros". O mesmo se aplica ao Jogo de Búzios onde nos deparamos com algumas pessoas que podem se utilizar de conversas, para praticar a enganação, assim poderem pegar as pessoas e arrancar dinheiro. O que eu quero dizer, é que não existe método melhor, existe sim condição, seriedade que vai de pessoa para pessoa, dentro das Religiões em si estamos sujeitos aos bons e maus sacerdotes.
Guias necessitam de Jogo de Búzios ou outros?
Jamais, na minha opinião nunca, se estamos falando de Umbanda, se estamos falando de espíritos manifestados, ele como tal pode muito bem chegar à qualquer lugar, saber qualquer situação sem necessitar de um sistema Oracular seja ele qual for para saber sobre algum assunto. O guia pode é recomendar que a pessoa procure alguém que Jogue ou o Zelador da casa, caso o mesmo jogue, se o problema for algo relacionado ao Candomblé por exemplo.
Formação de Sacerdotes?
Sou contra, não aceito que alguém faça um Curso e saia formado sacerdote. As pessoas podem ler livros, comprar apostilas, fazer cursos, aprender algo que não aprendeu, isso faz parte, faça sim, mas isso não quer dizer que você está formado para ser um Sacerdote, quem te forma é o terreiro e o tempo. Curso de 3 dias, um ano ou três para mim não rola.
Saída de Santo na Umbanda?
Umbanda tem os seus procedimentos, a sua ritualística, Umbanda tem Amaci, Umbanda tem Camarinha, mas Umbanda não tem caboclo ou qualquer guia de adja na mão tirando o Oruko (nome) do noviço. Umbanda não tem Saída de Santo, Umbanda não tem "Raspagem"...A Umbanda é rica em rituais próprios, Umbanda tem a sua própria identidade e não necessita adotar rituais de outras religiões.
Umbanda não tem Mago, não tem Gnomo, não tem Elfo, não tem Dragão, Umbanda não tem Demônios igual o Satanismo, Demônio algum do Satanismo se apresenta como Exú. Umbanda é Luz.
O mesmo acontece com o Candomblé, não matamos Criancinha, não fazemos rituais Satânicos, Candomblé é Vida, Candomblé é Orixá, Candomblé a Vida em Movimento, a Vida Renovada, Candomblé é Comunhão, Candomblé é União!!!

Samir Castro
Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Cainana

Curiosidades - Exú Brasinha