Curiosidades - Pombagira Maria Mulambo/Molambo


Como foi dito em um texto anterior é muito complexo falarmos sobre entidades, existem diversas visões e opiniões sobre este tema. Falar sobre qualquer entidade de Umbanda é delicado, pois sabemos sobre o espírito que deu Origem a determinada linha e por este motivo devemos nos lembrar que existem diversos outros espíritos que atuam na mesma, sendo então falangeiros e atuando como representantes do espírito que à originou. Por isso temos tantas Maria Mulambo. tais como Maria Mulambo das Almas, da Estrada, Do Cruzeiro e tantas outras. Antes de iniciarmos o nosso texto vamos entender o significado da palavra Mulambo/Molambo, esta palavra significa farrapo, um termo de origem Angolana, surgiu com os escravos na época da escravidão, tendo o sentido pejorativo, para identificar ou rotular a pessoa como suja ou mal arrumada.
Tantas são as Histórias e Mistérios que rodeiam as entidades na Umbanda, algumas são fantasiosas, outras tentam modificar o simbolismo criado sobre determinados guias na busca constante pela modificação da imagem errônea que a sociedade possui sobre a nossa religião, mas o que podemos dizer especificamente sobre Maria Mulambo?
A História que eu conheço é bem parecida com muitas que já vi, li e ouvi por aí. Maria Mulambo relata em suas histórias que era uma mulher rica, de posses, que casou-se com um homem apenas para unir a fortuna de duas famílias, em uma época em que o poder, o status e o casamento entre famílias de nobreza era comum. Teve diversos filhos, mas não tinha algo que era principal,  o amor de seu marido, sempre sendo atacada pelo mesmo de forma violenta e nunca correspondida por seus filhos. Nunca entendeu qual o motivo de tamanha provação, seus filhos dominados pela ganância da riqueza, do poder, sem valores, sem se preocupar com o próximo, além de um  marido arrogante e agressivo.
Ela se preocupava com os mais pobres, os maus vestidos e sempre que podia distribuía comida e roupas para os necessitados, isto em uma época em que as classes sociais não ligavam para os menos favorecidos.
Um dia cansada de tanto apanhar, de sofrer, de chorar, de sentir sua pele machucada, maltratada de tantas surras, pois ela possuía uma grande beleza mas ninguém imaginava as marcas que ela carregava em seu corpo de baixo de belos vestidos, então cansada disso ela achou uma forma matar seu marido. Ela então pediu a quatro homens que emboscassem e eliminassem o mesmo. Logo após o ocorrido, passado já algum tempo, Mulambo achou uma forma de controlar toda a fortuna de seu marido e se aproveitando que seus filhos estavam de viagem, pois-se então a usar uma grande parte do dinheiro para distribuir roupas e alimentos para os mais necessitados de uma forma mais intensa. Assim foi chamada de Maria Mulambo, pois era a Rainha dos Mulambentos, dos necessitados.
Maria Mulambo assim viveu também um Cabaré até o final da sua vida, em busca de encontrar um amor, dentro da função exercida pelas mulheres que atuavam em tal lugar.
Maria Mulambo está associada a retirada de eguns, retirada de negativos e feitiços.
Suas ferramentas de trabalho variam de casa para casa.

Autor:
Samir Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Cainana

Curiosidades - Exú Brasinha