Condutas que todos deveriam ter...


Dentro do Candomblé existem certas visões e filosofias que deveriam ser aplicadas por todos. Devemos respeitar a tudo e a todos, mesmo não aceitando certas opiniões, o respeito deve existir.
 A prática de boas ações, atitudes corretas, boas palavras, ou seja, o Ìwà Pèlé, o bom caráter são elementos essenciais para um religioso, adepto da religião, frequentador e para todas as pessoas em geral, porém existem aqueles que carregam em seus corações a maldade, a ganancia, pessoas que tem o espírito negativo, pessoas que agem desta forma quando adentram a nossa religião, cabe a nós tentarmos ensinar os bons princípios, para que as mesmas modifiquem suas condutas através do conhecimento de nossas lendas, nossas rezas e do conhecimento sobre os Orixás. o ideal é que isso fosse aplicado realmente e aceitado por todos.
Pregamos a honestidade, a sinceridade, o caminhar de forma correta, então não podemos aceitar as ações erradas, além disso apesar de alguns não gostarem quando falo isso devemos estar atentos ao comportamento de alguns de nossa Religião que se aproveitam desta filosofia e agem com má intenção com as pessoas por de baixo dos panos.
"A punição para a traição e as más ações será o tormento eterno dentro da mente daquele que agiu errado"
Ìwà lò gbè nìyawó
Ìwà lò rè Sùúnrù lò bíí
Nigbà ti Òrúnmilà féè gbè Ìwà nìyáwò
Ìwà nì kò burù
O caráter se casou com a filha da Paciência, quando o Espírito do Destino fez a proposta para Ìwà, ele disse que estava tudo bem. 
Òun óféé o Sùgbon kíni kan ni o
Èniyàn kíì lè òun jádè ò
Ènyín kíì òun nilò omi ojo Eniyàn k´`i fiyàà jè òun
Ela disse que se casaria com ele, mas que tinha algo a ser observado, que era que ninguém poderia mandá-la embora de sua vida matrimonial. Ela não poderia ser mandada embora da casa matrimonial, ela não poderia ser abusada ou usada de forma desnecessária como a água da chuva, ninguém deveria puni-la desnecessariamente.
Lembre-se que não existe desculpa para desenvolver o bom caráter, e sem a paciência, calma e prudência não existe o bom caráter.
Wòn nì kò rù awon kò foyìn fùn Èsù
Lò bà foyìn rubò fùn là Èsù 
Nigbà ti Èsù to oyin là, Èsù ni n´lò dùn tó  bàyìí?
Pediram para oferecer uma rede e disseram que era também para dar mel ao Mensageiro dos Orixás, então lhe foi ofertado o mel e quando o Mensageiro provou o mel, ele então perguntou "O que é isso que é tão doce?". Isso quer dizer que quando damos meu ao Mensageiro Divino estamos pedindo para adoçar a nossa vida, renovando assim o bom caráter. 
Ìwà o bà sèsè bàun o si fi n´ silè lódè aìyé okò
Ìwà ní béè nì lo jè kóun osà lo
O Mensageiro Divino alertou a todos que um homem havia chegado ao Òrún (céu) e que estava olhando para Ìwà e Ìwà abandonou o seu esconderijo.
Encare a vida com sabedoria, se espelhe em seu passado, mude o rumo de sua vida, com a sabedoria de nossos ancestrais. Temos que respeitar o Ewó (Interdição/Tabu), temos que respeitar as punições Divinas, temos que policiar nossos atos, nossas atitudes tudo que é refletido em nossas vidas dependem de nossas ações. 
Por isso que eu afirmo e reafirmo que a sabedoria está contida no caráter, anos de santo não querem dizer sabedoria, mas aquele que possui um bom caráter possui grande sabedoria e honestidade.
"O conhecimento não está relacionado á idade de santo ou idade carnal, nem muito menos ao Orixá que carregamos. Aprendi que a troca de conhecimento existe entre Abùró e Egbomì (mais novos e mais velhos) pois aquilo que eu sei, alguém sabe; e aquilo que alguém não sabe eu ensinarei. É assim que se caminha na religião, a troca de conhecimento é o que estimula e provoca a eterna evolução HUMANA E RELIGIOSA".
Samir Castro
"As boas condutas e comportamentos ditam a personalidade de uma pessoa; e assim definem o seu caráter, se é bom ou ruim. Lembre-se que canalhas também envelhecem, porém que para mudar não existe idade, basta querer. Por isso respeite os mais velhos mas atente-se a suas condutas, repito canalhas envelhecem e aprimoram suas maldades....fique esperto."
Samir Castro
Texto: Samir Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Cainana

Curiosidades - Exú Brasinha