Exú Cainana

E assim iniciamos mais uma polêmica...rsrsrs
Antes  de iniciar este texto gostaria de deixar claro que não estou julgando o conhecimento de ninguém, nem muito menos querendo ser o dono da verdade, estou apenas buscando e procurando estudar temas complexos dentro da Umbanda e do Candomblé, somando assim com o conhecimento de cada um.
Existem muitos nomes e definições ligadas as entidades de Umbanda, especificamente a Exú que ainda causam algum mistério e incompreensão entre muitos adeptos. Alguns nomes e cantigas caíram no esquecimento com o passar do tempo, algumas entidades deixaram de vir a terra e a trabalhar, o que é natural, dando assim origem a novas linhas, porém existem alguns nomes que continuam vivos dentro da nossa cultura.
Sendo assim, hoje falaremos sobre Exú Cainana. O que seria? O que será? O que é?
Quando falamos de Cainana vem em nossas mentes a seguinte cantiga:
1
"Exú Cainana\ Quem te Matou Cainana\Exú Cainana Quem te Matou Cainana\Foi Seu Marabô\Cainana\Foi  Exú Veludo\Cainana\Foi Exú do Lodo\Cainana\ quem te matou"
2
"Exú Cainana\Quem te Matou Cainana\Exú Cainana Quem te Matou Cainana\Foi Seu Marabô\Cainana\Na Beira do Rio\Cainana\Àgua Já Rolou(Ou Alma Já Minou)\Cainana\Foi Seu Marabô\Cainana\Quem te Matou"
3
"Exú Cainana\Quem te Matou Cainana\Exú Cainana Quem te Matou Cainana\Foi Exú Veludo\Cainana\Na Beira do Rio\Cainana\Àgua Já Rolou(Ou Alma Já Minou)\Cainana\Ele não Bambeia\Cainana\Foi Seu Exú Veludo\Cainana\Quem te Matou"

Analisando

A Cobra simboliza a traição, inveja, feitiço, amigos falsos e pessoas falsas em geral. Estas cantigas citadas acima simbolizam que Exú está quebrando a força daquela energia negativa, que se passa como Exú, mas não é, dos inimigos ocultos e dos feitiços.
Cainana ou melhor Caninana, a Spilotes Pallatus é uma serpente da família Colubridae, encontrada na América Central e América do Sul, também vista em Trinidad e Tobago. É uma cobra muito ágil, agressiva, mas não é peçonhenta, se alimenta principalmente de roedores arborícolas e pequenas aves.
Conhecida como Arabóia, Cinana, Cobra-tigre, Iacaninã, Jacaninã, Papa-Ovo e Papa Pinto.
Outros afirmam se tratar de uma Entidade, chamado Exú Cainana relacionado a feitura e retirada de feitiços; atuando no combate a traições e também no que refere a parte medicinal, visto que Cainana é o nome Popular  Chiococca alba conhecida popularmente pelos nomes de cipó-cuzeiro, cainca, cainana, caninana, cipó-cruz, pugrga-preta, raiz preta, raiz fedorenta e dambre.

"Propriedades medicinais: anti-inflamatória das vias urinárias, anti-ofidica, anti-reumático, diaforética, diurético, emanagoga, laxativa, pulmonar.
Indicações: articulações inchadas, inchaço das pernas, nevralgias, palpitação nervosa, retenção de urina, reumatismo articular e muscular.
Fonte: http://www.caldeiraodeplantasmedicinais.com/2008/cip-cruzeiro.html"
Fontes de Orientação para o Desenvolvimento de alguns Conteúdos do Texto: Wikipédia

Texto de Samir Castro

Comentários

  1. Perfeito amigo, também retiro essa interpretação! Por tempos eu fiquei por entender esse ponto, haja visto, eu ter afinidade com este Exu. Valeu, ótima post.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por seu comentário, ele é muito importante
      Axé

      Excluir
  2. Que ensinamento maravilhoso.
    Sempre tiro esse ponto no meu terreiro.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por seu comentário, ele é muito importante
      Axé

      Excluir
  3. Que ensinamento maravilhoso.
    Sempre tiro esse ponto no meu terreiro.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por seu comentário, ele é muito importante
      Axé

      Excluir
  4. Bom dia , meu pai tinha esse grande exú como amigo e o recebia. Hoje ele é falecido .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente nossas postagens! É importante para nossa Equipe!

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Exú Brasinha