Umbanda e Suas Variações: Umbanda Esotérica, Umbanda Iniciática, Umbandaime,Umbanda Eclética Maior, Umbanda Guaracyana,Umbanda Branca ou Umbanda de Mesa Branca,Umbanda dos Sete Raios e Umbanda Traçada ou Mista (Umbanda Popular)/Cruzada/Almas (Angola)



Umbanda Esotérica
É diferenciada entre alguns segmentos oriundos de Oliveira Magno, Emanuel Zespo e W. W. da Matta e Silva (Mestre Yapacany), em que intitulam a Umbanda como a Aumbhandan: "conjunto de leis divinas” - Woodrow Wilson da Matta e Silva (1917-1988), Mestre Yapacany, Grão-Mestre e fundador da “Umbanda Esotérica” -.
A Umbanda esotérica baseia-se nos ensinamentos, não somente oriundos dos ritos Afro, mas também se baseia em ensinamentos milenares, tais como: Brâmanismo, Taoísmo, Budismo Zen, Hinduísmo, Hermetismo,  Kaballah, Cristianismo, Caiballion, Essênios, Fraternidade Branca e tantos outros. 

O TEXTO A SEGUIR FAZ PARTE DO SITE: 
 http://www.umbanda.com.br/

Umbanda Esotérica: “É a vertente fundamentada pelo médium Woodrow Wilson da Matta e Silva, também conhecido com mestre Yapacani (28/06/1917 – 17/04/1988), surgida no Rio de Janeiro/RJ, em 1956, com a publicação do livro “Umbanda de Todos Nós”. Sua doutrina é fortemente influenciada pela Teosofia, pela Astrologia, pela Cabala e por outras escolas ocultistas mundiais e baseada no instrumento esotérico conhecido como Arqueômetro, criado por Saint Yves D’Alveydre e com o qual se acredita ser possível conhecer uma linguagem oculta universal que relaciona os símbolos astrológicos, as combinações numerológicas, as relações da cabala e o uso das cores”.
(http://registrosdeumbanda.wordpress.com)
Apregoa que a Umbanda é milenar, e possui um código doutrinário próprio, com rituais, liturgias e sacramentos diferenciados.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Visão Esotérica sobre o vocábulo Umbanda
Segundo a corrente esotérica que existe na Umbanda, a origem do vocábulo Umbanda estaria na raiz sânscrita AUM que, na definição de Helena Petrovna Blavatsky, em seu Glossário Teosófico, significa a sílaba sagrada; a unidade de três letras; daí a trindade em um. É uma sílaba composta pelas letras A, U e M (das quais as duas primeiras combinam-se para formar a vogal composta O). É a sílaba mística, emblema da divindade, ou seja, a Trindade na Unidade (sendo que o A representa o nome de Vishnu; U, o nome de Shiva, e M, o de Brahmâ); é o mistério dos mistérios; o nome místico da divindade, a palavra mais sagrada de todas na Índia, a expressão laudatória ou glorificadora com que começam os Vedas e todos os livros sagrados ou místicos.
As outras palavras componentes se supõem, como: Bandha, de origem sânscrita, no mesmo glossário, significa laço, ligadura, sujeição, escravidão. A vida nesta terra.
Autores dessa corrente esotérica, analisando as duas palavras, definiram Umbanda como sendo a junção dos termos Aum + Bandha, que seria o elo de ligação entre os planos divino e terreno. A palavra mântrica Aumbandha foi sendo passada de boca a ouvido e chega até nós como Umbanda.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_da_Umbanda
-------------------------------------------------------------------------------------------
Umbanda Iniciática
É uma derivação da Umbanda Esotérica, sendo fundamentada pelo senhor Francisco Rivas Neto em São Paulo/Sp (Mestre Yamunisiddha Arhapiagha), sendo o mesmo, filho espiritual de W. W. da Matta e Silva, dando continuidade ao seu trabalho, onde faz a utilização dos sete ritos doutrinários buscando o alcance do Aumbhandan. Possui seu próprio código doutrinário e suas ritualísticas.

Samir Castro – Egbe Esu Akèsan

Umbandaime
Foi iniciada por Sebastião Mota de Mello, quando deram início às Giras de Umbanda no Céu do Mapiá/Amazonas (Igreja Daimista). Possui uma grande semelhança com a Umbanda que conhecemos, mas contém o uso da Ayahuska (Santo Daime).
Fonte: http://www.umbanda.com.br/umbanda-cristica-menu/umbandas-dentro-umbanda.html

Umbanda Eclética Maior
É a vertente fundamentada por Oceano de Sá (23/02/1911 – 21/04/1985), mais conhecido como mestre Yokaanam, surgida no Rio de Janeiro/RJ, em 27/03/1946, com a fundação da Fraternidade Eclética Espiritualista Universal. Diz que: “A verdadeira Umbanda, fundada nos planos espirituais por Mestre Lanuh e, no plano físico por Mestre Yokaanam, como obra complementar da codificação do Mestre Allan Kardec. Umbanda Eclética!... Umbanda Superior... Umbanda Maior... Umbanda Simbólica!... Direita Total!
Tem fundamentos, doutrinas e rituais próprios e independentes.

Fonte: http://www.umbanda.com.br/umbanda-cristica-menu/umbandas-dentro-umbanda.html


Umbanda Guaracyana:
Fundamentada pelo médium conhecido como Carlos Buby, surgida em São Paulo/SP no ano de 1973, com a fundação do Templo Caboclo Guaracy do Brasil e espalhada por diversos lugares pelo Brasil e no Exterior. Possui seus próprios fundamentos, doutrina e ritualísticas próximas ao que conhecemos sobre Umbanda.
Prega a Umbanda Gratuita. O que seria isso?
A gratuidade dos atendimentos espirituais realizados pelo Templo Guaracy, ou em seu nome, é uma exigência do próprio Caboclo Guaracy. Com o decorrer dos anos, essa determinação se transformou em fundamento ético. O vínculo associativo é opcional e não implica nos procedimentos assistenciais. Por isso, toda pessoa poderá acessar os atendimentos espirituais propostos nas reuniões públicas (Giras) ou em caráter privado, gratuitamente. A nenhum médium e/ou entidade é reservado o direito de cobrar dos atendidos, direta ou indiretamente, qualquer importância, valor ou benefício referente a atendimentos espirituais.
Segundo o Caboclo Guaracy, a espiritualidade é uma dimensão que transcende ao mundo dos "pesos e medidas". Portanto, taxar um ato espiritual, avaliando-o a partir de critérios materialistas significa mensurar o Amor, dando-lhe a dimensão do interesse. A qualidade da relação estabelecida entre o atendente e o atendido é fundamental para a obtenção de um plano espiritual ideal. Sem esse plano, é impossível estabelecer a conexão com Entidades de Luz. No momento em que a Solidariedade, entre ambas as partes, passa a reger o atendimento, as restrições condicionais desaparecem, dando lugar à força moral. Consideramos essa força moral como sendo um estado de Consciência, e não apenas uma manifestação Egocêntrica.
A gratuidade não é uma prerrogativa exclusiva do Templo Guaracy. A grande maioria dos Templos Umbandistas trabalha sem visar outros interesses além dos benefícios espirituais que podem proporcionar. São instituições comprometidas com os fundamentos da reciprocidade. Seus fundamentos são transparentes e seus métodos são rigorosamente afinados com uma filosofia bem definida.
Cabe ressaltar que algumas tradições, originariamente fundamentadas nos preceitos regidos pela Lei de Salva, sentem-se no direito de estipular um "valor simbólico" para a realização de alguns tipos de rituais. Entre eles, podemos citar o Jogo de Búzios, as Consagrações do chão, etc. Apesar de raros, existem Templos Umbandistas que seguem tais preceitos e, por esse motivo, a gratuidade não pode ser generalizada. Em virtude da indefinição sobre o que é "valor simbólico", o tema torna-se polêmico enquanto o Fundamento cria margens para exageros. 


Umbanda Branca ou Umbanda de Mesa Branca
 Completamente influenciada pela doutrina Kardecista, é uma umbanda onde quase ou, praticamente, não encontramos elementos Africanos. eEm alguns casos não há nem mesmo o trabalho com entidades tais como Exús e Pomba-Giras. Alguns praticantes não fazem o uso de fumos, bebidas e imagens, o que depende muito de casa para casa, ou seja, alguns lugares fazem uso de atabaques e trabalham com Exús e Pombagiras.
Samir Castro – Egbe Esu Akèsan
Umbanda dos Sete Raios:
É a vertente fundamentada por Ney Nery do Reis (Itabuna, 26/09/1929), mais conhecido como Omolubá, e por Israel Cysneiros, surgida no Rio de Janeiro/RJ, em novembro de 1978, com a publicação do livro “Fundamentos de Umbanda – Revelação Religiosa”. Tem rituais e liturgias muito próximos à Umbanda Popular
Fonte: http://www.umbanda.com.br/umbanda-cristica-menu/umbandas-dentro-umbanda.html
Umbanda Aumpram
 É a vertente fundamentada pelo médium Roger Feraudy (1923 – 22/03/2006), surgida no Rio de Janeiro/RJ, em 1986, com a publicação do livro “Umbanda, Essa Desconhecida”. Esta vertente é uma derivação da Umbanda Esotérica, das quais foi se distanciando ao adotar os trabalhos de apometria e ao desenvolver a sua doutrina da origem da Umbanda, a qual prega que a mesma surgiu há 700.000 anos, em dois continentes míticos perdidos, Lemúria e Atlântida, que teriam afundado no oceano em um cataclismo planetário, os quais teriam sido os locais em que terráqueos e seres extraterrestres teriam vivido juntos e onde estes teriam ensinado àqueles sobre o Aumpram, a verdadeira Lei Divina.
(http://registrosdeumbanda.wordpress.com
Fonte: http://www.umbanda.com.br/umbanda-cristica-menu/umbandas-dentro-umbanda.html

Umbanda Traçada ou Mista (Umbanda Popular)/Cruzada/Almas (Angola)
É a ritualística Umbandista praticada antes da codificação feita pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas por Zélio de Morais. Na verdade é o popularmente conhecido Umbandomblé, que na verdade é considerado por muitos estudiosos, apesar de alguns falsos puritanos quererem negar, o início de tudo. Iniciada nas senzalas, praticada através do sincretismo religioso, perseguida pela polícia durante anos e de forma maçante no período da ditadura. Esta é a Umbanda Traçada onde, a Umbanda e o Candomblé caminhavam juntos. Onde o Caboclo e o Orixá não eram tratados como uma energia diferenciada, como algo diferenciado e nem como sendo um melhor que o outro. Apesar de os dias de culto para as Entidades e para os Orixás serem realizados em dias e horários diferentes, os cultos são cuidados no mesmo espaço, sem qualquer separação.

Samir Castro 
Continuação:


Umbanda e Suas Variações: Omolokô e Umbanda Sagrada




Umbanda e Suas Variações: Umbanda Crística e Opinião Geral de Samir Castro sobre o Tema

http://www.esuakesan.blogspot.com.br/2012/10/umbanda-e-suas-variacoes-umbanda_1439.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Cainana

Curiosidades - Exú Brasinha