Um novo Texto


Infelizmente tive que formatar minha máquina, e por isso ainda não postei novos vídeos no Programa Èsù Akèsan – O Exú que Se Divide em Nove e estou organizando o material que já tenho pronto. Vou me manifestar através deste texto. Muito me faz pensar (e muito me assusto) se um dia teremos união de fato. Não precisa ser muito inteligente para entender que, se queremos ser reconhecidos pela sociedad......e e, para termos a real aplicação das leis que nos regem, primeiramente devemos mostrar a nossa união. Vejo muitos Candomblecistas falando que a Umbanda não possui fundamento, alguns dizendo que nada tem a ver com o Candomblé. Assim como vejo a negativa, de muitos Umbandistas, desta ligação e até mesmo negam que o seu primeiro aparecimento se deu nas Senzalas. Não estou falando do registro histórico feito pelo senhor Zélio de Moraes. Assusta-me muito.
Direito a opinião todos nós temos, porém, opinião sem análise e embasamento é algo muito delicado. Se nós temos os seguintes nomes cuja pronuncia é a mesma, por exemplo:
Ògún – pronuncia-se Ogum; Èsù – pronuncia-se Exú; Òsún – pronuncia-se Oxum, e tantas outras palavras, podemos concluir que estas vêm do dialeto Yórùba e se são usadas na Umbanda, se as definições de Orixá são as mesmas do Candomblé, ora, temos uma ligação aqui, de fato, entre uma religião e outra. O que as diferencia é a forma de culto, manifestação e incorporação. Outra questão é: se um Culto tem defumação, abertura e encerramento, pois assim é a Umbanda, então ela possui fundamento. Além disso, dentro do originário que chamarei de base do Candomblé (antigamente), existia o SINCRETISMO RELIGOSO, o que liga mais uma vez a UMBANDA; no moderno (atual), não existe mais. Mas, hoje querem virar de CABOCLO BOIADEIRO E DE EXÚ, não é engraçado? agora pergunto: NÃO SÃO ENTIDADES 100% BRASILEIRAS? O que quero dizer é que nós temos que observar bem quem fala por nós, pois se eu VIRO com entidade, eu defendo a Umbanda com muito orgulho, e junto defendo o meu candomblé. Se Umbanda tem BANHOS, OFERENDAS, REZAS (mesmo que em português), mais uma vez afirmamos que A UMBANDA TEM FUNDAMENTO! Não podemos negar ainda que as nossas ERVAS DE CANDOMBLÉ, como alguns mesquinhos falam, são as mesmas da UMBANDA. Novamente vemos uma RELAÇÃO ENTRE AS MESMAS. Se alguém se coloca de DEFENSOR DAS RELIGIÕES AFROBRASILEIRAS, NÃO PODE TER PRECONCEITOS, não pode basear o seu discordar em opiniões alheias. Por isso INSISTO: CONHECIMENTO, ESTUDO E ANÁLISE PESSOAL DO QUE SE VÊ E LÊ, É MUITO IMPORTANTE. Concordo que algumas coisas que vemos nos dias atuais nada têm a ver com o tradicional, seja na Umbanda ou no Candomblé, mas, com a graça de Deus, ainda existem pessoas sérias que mantém a tradição tanto em um segmento quanto em outro, de forma honesta, considerável e respeitosa. Chegou a hora de ACEITARMOS os fatos da história dos escravos, do nascimento do Candomblé no Brasil e a história da Umbanda. Mesmo que alguns não aceitem, eu, SAMIR CASTRO, sou INICIADO NO CANDOMBLÉ DE KÉTU, sou de ORIXÁ ÈSÙ (EXÚ), e viro com ENTIDADES DE UMBANDA, DE EXÚ A PRETO-VELHO. Para defendermos uma religião não devemos ver o INTERESSE PESSOAL, e sim o COLETIVO. Além de religioso sou estudioso, e um bom estudioso. Para sermos defensores do culto, devemos analisar e pensar muito... ATÉ QUANDO VAMOS PERMITIR QUE FALSOS DEFENSORES TOMEM NOSSA CAUSA PENSANDO NO BOLSO QUE VAI LOTAR DE DINHEIRO?????
Infelizmente quando algo grave acontece, as pessoas vêm para cima das FEDERAÇÕES, EXIGINDO. Porém se ESQUECEM de auxiliar nas mensalidades, de PARTICIPAR de reuniões onde terão a oportunidade de expor suas idéias. E ALGUNS, que eu chamarei delicadamente de “MAMUTES”, que em sua total ignorância vêm dizer que as Federações só pensam em enriquecer, sendo que muitas passam dificuldades, muitas tentam manter suas sedes a todo custo, visando continuar lutando por uma religião reconhecida de fato. Alguns acusam as FEDERAÇÕES de DISTRIBUIREM Certificados; mas estes que criticam, são os que mais têm certificados, e muitas vezes sem mérito. Assim como existem os FALSOS RELIGIOSOS, existem as FALSAS FEDERAÇÕES que só visam um interesse próprio. Mas graças a OXALÁ ainda temos FEDERAÇÕES SÉRIAS, bem como, Associações que buscam lutar de forma honrada por nossos direitos. Enfim, a Internet está aí para nos manifestarmos. E aqui está o meu manifesto. Infelizmente não podemos agradar a todos e sei que serei atacado mais uma vez. mas não me calarei jamais!!!
SAMIR CASTRO – FEDERAÇÃO LUZ E VERDADE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exú Cainana

Curiosidades - Exú Brasinha